O funcionamento do cérebro humano ainda é um
mistério, mas alguns conceitos já foram decifrados. Constatando que o cérebro
humano contém cerca de cem bilhões de neurônios interligados entre si em uma
malha tridimensional. Embora a maioria das pessoas pense que, ao tomar
decisões, está considerando o mundo real, todo ser humano utiliza, em lugar
deste, um mapa formado no cérebro pelo conjunto de todos os acontecimentos e
experiências passadas, constatando assim o caminho epistemológico no estudo da
área Neurocientífica, bem como da Neuropedagogia em construção.
O cérebro deve ser
estimulado regularmente, aumentando as conexões neuronais. Por isso, o
pensamento e a linguagem se formam e se desenvolvem basicamente pela
articulação das áreas e funções do cérebro integradas às áreas da linguagem. Desse
modo, pode-se afirmar, conforme elucida o referido texto, que quanto mais
situações concretas e sistematizadas ocorram, utilizando o corpo, mais efetiva
será a aprendizagem.
A estrutura e funcionamento do sistema neural pode
ser ressaltado sendo destacado a organização do sistema nervoso central, do
sistema nervoso periférico, as condições de sinapse dos neurônios, bem como da
disseminação dos neurotransmissores, constituindo a estrutura da plasticidade neural,
adotada aqui como o resultado da funcionalidade neural, manifestado pela memória,
linguagem, compreensão e aprendizagem.
O cérebro é composto pelos hemisférios esquerdo e
direito, sendo ambos idênticos quando visualizados macroscopicamente. Todavia,
quando se refere à funcionalidade, eles são diferentes, cada um exercendo atividades
específicas. O lado direito é o responsável pela percepção e construção de modelos e estruturas
de conhecimento. No hemisfério direito é elaborada a informação prosódica sobre
a sequência dos sons. Nos indivíduos destros, normalmente, a linguagem é
controlada no hemisfério esquerdo, local em que estão situadas as áreas
corticais de controle da linguagem, da fala e da escrita.
O desenvolvimento das técnicas de imageamento do
cérebro permitiu examinar uma pessoa enquanto executa uma tarefa; investiga o
local onde as ações são registradas e ainda como as áreas cerebrais
responsáveis pela linguagem se relacionam desde a vida pré-natal.
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