domingo, 14 de maio de 2017

UM POUCO MAIS SOBRE O CÉREBRO.

O funcionamento do cérebro humano ainda é um mistério, mas alguns conceitos já foram decifrados. Constatando que o cérebro humano contém cerca de cem bilhões de neurônios interligados entre si em uma malha tridimensional. Embora a maioria das pessoas pense que, ao tomar decisões, está considerando o mundo real, todo ser humano utiliza, em lugar deste, um mapa formado no cérebro pelo conjunto de todos os acontecimentos e experiências passadas, constatando assim o caminho epistemológico no estudo da área Neurocientífica, bem como da Neuropedagogia em construção.

O cérebro deve ser estimulado regularmente, aumentando as conexões neuronais. Por isso, o pensamento e a linguagem se formam e se desenvolvem basicamente pela articulação das áreas e funções do cérebro integradas às áreas da linguagem. Desse modo, pode-se afirmar, conforme elucida o referido texto, que quanto mais situações concretas e sistematizadas ocorram, utilizando o corpo, mais efetiva será a aprendizagem.
A estrutura e funcionamento do sistema neural pode ser ressaltado sendo destacado a organização do sistema nervoso central, do sistema nervoso periférico, as condições de sinapse dos neurônios, bem como da disseminação dos neurotransmissores, constituindo a estrutura da plasticidade neural, adotada aqui como o resultado da funcionalidade neural, manifestado pela memória, linguagem, compreensão e aprendizagem.
O cérebro é composto pelos hemisférios esquerdo e direito, sendo ambos idênticos quando visualizados macroscopicamente. Todavia, quando se refere à funcionalidade, eles são diferentes, cada um exercendo atividades específicas. O lado direito é o responsável pela percepção e construção de modelos e estruturas de conhecimento. No hemisfério direito é elaborada a informação prosódica sobre a sequência dos sons. Nos indivíduos destros, normalmente, a linguagem é controlada no hemisfério esquerdo, local em que estão situadas as áreas corticais de controle da linguagem, da fala e da escrita.
O desenvolvimento das técnicas de imageamento do cérebro permitiu examinar uma pessoa enquanto executa uma tarefa; investiga o local onde as ações são registradas e ainda como as áreas cerebrais responsáveis pela linguagem se relacionam desde a vida pré-natal.








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