Psicologia do Desenvolvimento foi a
disciplina ministra pelo prof. Ms, Daniel Macedo à primeira turma de
Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e
Clínica com ênfase em educação infantil, coordenada pela paraibana Gerlânia Barreto, pela Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal (FACEN) - Conceito Institucional 4 no MEC - , no polo de Barra de Santa Rosa-PB
onde os alunos puderam vivenciar um momento bastante rico em troca de saberes e
experiências acerca do conteúdo estudado.
Além dos ensinamentos teóricos, a referida turma pode conhecer vários instrumentos e técnicas psicopedagógicas avaliativos para serem utilizados com alunos que apresentam quadros de déficits de aprendizagem.
A saber, a Psicologia do Desenvolvimento pretende explicar como, a partir de um repertório endógeno (interno, inato), o sujeito vai sofrendo uma série de transformações decorrentes de sua maturação fisiológica, neurológica e psicológica, bem como pelo contato com as exigências e respostas do meio físico e social (exógeno) do qual faz parte. Nesse sentido, parte-se do pressuposto de que a constituição de um sujeito humano depende igualmente das influências internas (genéticas, biológicas) como das influências externas (meio ambiente e contexto sócio-histórico). Também, é esta uma área de estudo que procura descrever, explicar e compreender as mudanças psicológicas ocorridas no sujeito humano no decorrer do ciclo vital, desde a concepção até a morte.
Além dos ensinamentos teóricos, a referida turma pode conhecer vários instrumentos e técnicas psicopedagógicas avaliativos para serem utilizados com alunos que apresentam quadros de déficits de aprendizagem.
A saber, a Psicologia do Desenvolvimento pretende explicar como, a partir de um repertório endógeno (interno, inato), o sujeito vai sofrendo uma série de transformações decorrentes de sua maturação fisiológica, neurológica e psicológica, bem como pelo contato com as exigências e respostas do meio físico e social (exógeno) do qual faz parte. Nesse sentido, parte-se do pressuposto de que a constituição de um sujeito humano depende igualmente das influências internas (genéticas, biológicas) como das influências externas (meio ambiente e contexto sócio-histórico). Também, é esta uma área de estudo que procura descrever, explicar e compreender as mudanças psicológicas ocorridas no sujeito humano no decorrer do ciclo vital, desde a concepção até a morte.
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