sábado, 31 de dezembro de 2016



Psicólogo Daniel Macedo ministra palestra sobre a depressão para grupo de idosos do município de Picuí-PB.


A depressão é uma perturbação do humor caracterizada por um conjunto de sintomas, que incluem tristeza e/ou diminuição do interesse pela realização de tarefas, perda de apetite, alterações do sono, fadiga e perda de energia, sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva, visão negativa e pessimista da vida, alterações da memória e concentração, dificuldade em tomar decisões e ideias suicidas. Para o diagnóstico de depressão, podem estar presentes apenas alguns destes sintomas, porém é necessário que se verifiquem durante a maior parte do dia, durante um período de pelo menos duas semanas.No entanto, uma depressão latente pode manifestar-se de uma maneira mascarada, como por exemplo, através de humor irritável em vez de tristeza, alterações do comportamento e aparecimento de sintomas físicos. Nestes casos, a administração de instrumentos de avaliação psicológica tem muita utilidade para o diagnóstico e compreensão do quadro clínico.A depressão, no sentido clínico do termo, não deve ser confundida com tristeza. Todas as pessoas passam por momentos de infelicidade e tristeza, seja devido às contrariedades da vida e do dia-a-dia, seja como reação a uma perda. A vivência de sentimentos negativos é normal e é mesmo aconselhável que este tipo de sentimentos sejam vividos e aceites nestes casos.A diferença entre uma depressão e uma reacção de luto está no tempo, na duração e na intensidade dos sintomas. No entanto, estes dois estados podem estar relacionados. Uma complicação de um processo de luto pode levar a uma depressão, um luto pode agravar uma depressão, assim como uma depressão pode complicar a resolução do luto.O tratamento da depressão deve conjugar o uso de psicofármacos com a psicoterapia. Deste modo, estamos não só a tratar a depressão do ponto de vista biológico, mas também a promover a resolução dos conflitos internos que podem estar na causa, prevenindo, deste modo, recaídas futuras.Muitas vezes os familiares têm dificuldade em compreender o doente com depressão. Isto acontece, porque, frequentemente, o próprio doente não compreende verdadeiramente as causas do seu estado depressivo, uma vez que estas nem sempre são conscientes. Outras vezes, a depressão tem origem em situações não resolvidas do passado da vida do paciente, embora, no presente, possam não existir factores desencadeantes.Apesar disto, o doente com depressão tem muita necessidade de se sentir compreendido e apoiado pelos seus familiares. Inclusivamente, os familiares devem apoiar e reforçar a necessidade do tratamento e que este seja levado até ao fim. Por vezes, o tratamento farmacológico deve ser feito preventivamente, em situações de repetição e cronicidade, assim como a psicoterapia.

Atuação e participação do psicólogo DANIEL MACEDO no contexto das Políticas Públicas de Saúde Mental em Picuí-PB.








Saúde mental é um estado de relativo equilíbrio e integração entre os elementos conflitivos constitutivos do sujeito, da cultura e dos grupos, com crises previsíveis e imprevisíveis, registrado objetiva e subjetivamente, no qual as pessoas ou os grupos participam ativamente em suas próprias mudanças e nas do contexto social. 

PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E O TRABALHO EM EQUIPE PARA PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM PROGRAMAS SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS-RN.







PALESTRA SOBRE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONTEXTO HOSPITALAR COM O PSICÓLOGO DANIEL MACEDO







Mais uma palestra foi proferida pelo psicólogo Daniel Macedo, sendo desta vez destinada à capacitação dos profissionais do Hospital Regional de Picuí cujo tema de trabalho foi “Relações interpessoais no contexto hospitalar”. Na ocasião, estiveram presentes equipes de técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais e demais trabalhadores que atuam na referida instituição de saúde. O evento aconteceu em meados de 2015 e objetivou capacitar e conscientizar  os profissionais de saúde em prol da valorização das relações interpessoais e de trabalho para melhor otimizar as ações oferecidas aos usuários daquela unidade hospitalar, haja vista que há uma grande necessidade de se trabalhar a temática naquele contexto, onde nunca houve uma ação similar. Para o psicólogo “As relações humanas são fundamentais para tornar o ambiente de trabalho menos conflituoso e mais produtivo, haja vista que nenhum ambiente laboral pode obter excelência em suas metas se os trabalhadores não estabelecerem vínculos  saudáveis e colaborativos”. 

ATUAÇÃO JUNTO DAS EQUIPES DOS CREAS.



Além da experiência como psicólogo Clínico, tendo vivência laboral nos contextos da Psicologia Hospitalar e Educacional, o psicólogo Daniel Macedo também atuou em equipes de Média Complexidade. O trabalho intenso nos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) dos municípios de Cuité-PB e em Nova Palmeira-PB o possibilitou conhecer e atuar com as Políticas Públicas em prol do combate às violações de direitos, realizando atividades de assistência psicológica à inúmeras vítimas, interdisciplinariamente.   

PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO DANIEL MACEDO EM CELEBRAÇÃO LITÚRGICA DE PICUÍ-PB.



Durante as celebrações em preparação para a Festividade de Padroeiro do município de Picuí, em 2016, o psicólogo Daniel Macedo participou de um momento bastante participativo com a comunidade rural do Sítio Caraibeiras, onde foi convidado pela equipe de liturgia local para proferir com uma reflexão. Na ocasião, o referido psicólogo chamou atenção para a  relevância da participação popular no processo de conscientização social e política para o contexto da fé cristã, chamando atenção para o compromisso das pessoas em prol da luta contra as injustiças sociais e à urgência de ações locais para o crescimento da comunidade. Também salientou acerca da importância da motivação e da esperança como elementos psicológicos que devem ser cultivados sempre para ajudar no fortalecimento pessoal da fé frente diante dos  desafios da vida. O Psicólogo Daniel Macedo já participou de vários momentos teológicos e litúrgicos como esse, tendo vasta experiência com as comunidades eclesiais de base no período de 1999-2005, quando era seminarista da Congregação Passionista em Recife-PE e Curitiba-PR, onde também fez sua formação inicial em Filosofia e Teologia.

PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO DANIEL MACEDO NO ENCONTRO DE HIPERDIA COM MULHERES DO MUNICÍPIO DE BARAÚNA-PB.






A hipertenção é umas doenças que tem causado grande consequência na vida das pessoas, tendo também repercussões na saúde mental. Muitos hipertensos sofrem por causa dessa patologia, chegando a desenvolver quadros de ansiedade e outras patologias que afetam profundamente sua qualidade de vida. Esta situação foi enfatizada pelo psicólogo convidado Daniel Macedo, no último encontro de 2016 com um grupo de munícipes que recebem orientações  da equipe da UBS de Baraúna-PB. O evento também contou com a colaboração do médico cubano Dr. Miguel e da enfermeira Jane, que realizam periodicamente esse trabalho no referido município.Pode-se compreender, portanto, que pessoas ansiosas têm maior risco de sofrer com picos da pressão. Por isso, é necessário atentar para as exposições diárias de estresse e tensão, seja no ambiente profissional ou pessoal, a fim de evitar a evolução da ansiedade para níveis alarmantes. Vivemos em uma sociedade extremamente estressada. As exigências de desempenho, a competitividade e as escolhas pessoais e profissionais têm peso enorme e caminham paralelas aos fatores emocionais. Por isso, é essencial dar atenção a certos tipos de emoções para evitar que a ansiedade se torne um problema que atrapalhe o cotidiano.
              

projeto OFICINAS PSICOEDUCATIVAS EDUCANDO PARA A CIDADANIA


quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

MAIS UMA EDIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS REFERENTE AO PROJETO OFICINAS PSICOEDUCATIVAS EDUCANDO PARA A CIDADANIA (3ª EDIÇÃO-2016), COORDENADO PELO PSICÓLOGO DANIEL MACEDO.








SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DA 3ª EDIÇÃO DO PROJETO OFICINAS PSICOEDUCATIVAS COORDENADA PELO PSICÓLOGO DANIEL MACEDO.














Quero agradecer e parabenizar todos os alunos oficinistas e profissionais parceiros que estiveram juntos na 3ª edição do Projeto OFICINAS PSICOEDUCATIVAS EDUCANDO PARA A CIDADANIA, momento este muito importante para a formação humana e interestudantil dos alunos da ESCOLA MUNICIPAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA, em Baraúna-PB. Pelo terceiro ano o referido projeto tem se tornado um sucesso entre nós, que acreditamos que é possível a transformação social e o crescimento mútuo mediante iniciativas multidisciplinares em prol da cidadania jovem. (Ass. Psicólogo Daniel Macedo).